Notícias do mercado imobiliário

Vendemos Seu Imóvel em até 30 dias úteis, cadastre-o agora no site sem qualquer custo.




A primeira providencia que se deve tomar é contratar um profissional devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis ou Corretora (Imobiliária) de Imóvel idônea.

No entanto, para que não haja dúvidas em relação à avaliação, é necessário observar certos aspectos, que vão desde a localização do imóvel até seu estado de conservação.

Outros detalhes, no caso de apartamentos, como área de lazer e quantidade de garagens, também são essenciais para se avaliar adequadamente uma unidade.

Em um mesmo edifício é possível encontrar apartamentos de preços variados, dependendo de sua posição. Andares mais altos são mais caros e se forem voltados para o sol da manhã, também possuem um acréscimo no valor.

A localização é o primeiro item observado na hora de se avaliar um imóvel. Não apenas o bairro onde está localizado se tem infra-estrutura como padarias e escolas, se está de frente para o mar, mas também o posicionamento em relação ao sol e a altura que o apartamento está no edifício.

O acabamento e o estado de conservação do imóvel vêm em segundo lugar. Nesse caso, a idade do imóvel é importante, assim como o acabamento da fachada de um prédio. Imóveis mais conservados causam uma primeira impressão melhor do que se estivessem com a pintura gasta ou algum tipo de vazamento.

Uma recomendação é fazer os serviços básicos de manutenção antes de avaliar ou colocar o imóvel à venda.

O comprador hoje é muito exigente e pode fazer o preço inicial cair por causa desses pequenos detalhes. O valor gasto na pintura de um apartamento de R$ 160 mil, por exemplo, não chega a 0,5% do preço do imóvel.

O terceiro fator na hora de estabelecer o preço de um imóvel usado são os complementos, como garagens, área de lazer e outros itens, como segurança, que fazem o diferencial na hora da avaliação.

Um imóvel pode valer até 10% a mais se tiver outra vaga de garagem. E até em 20% se possuir uma área de lazer completa, quando comparado com outro imóvel na mesma rua, com as mesmas características, mas que possua um lazer menor.

Porém, este item merece atenção redobrada, pois valores muito altos de condomínios em função da área de lazer podem depreciar o preço do imóvel.

Quando for verificar o preço para venda ou compra de um imóvel, o interessado também deve pesquisar os valores cobrados pelo metro quadrado na região utilizando sites especializados e jornais.

Marco Marques.
Consultor e Avaliador Imobiliário.
imoveismelhorinvestimento.com
28/09/2019